Clubes de Agricultores em Oio e Cacheu

Os agricultores da Guiné-Bissau precisam desenvolver resiliência. Devem trabalhar em conjunto para conseguirem lidar com o inesperado.

clubes de agricultores em oio cacheu

Os Clubes de Agricultores em Oio e Cacheu começaram em 2020 e terminaram em Agosto de 2024. O projecto, que envolveu 2.000 agricultores organizados em 40 Clubes de Agricultores nas regiões de Oio e Cacheu, iniciou-se em 2020 e foi concluído em Agosto de 2024, com uma celebração das conquistas alcançadas, em parceria com a União Europeia e as autoridades locais.

O tema principal de 2024 foi a sustentabilidade. Duas cooperativas foram fortalecidas, as estruturas de reuniões foram acordadas e 20 Clubes de Agricultores receberam cercas e poços reforçados, garantindo assim a produção futura para os dois centros de processamento nas regiões de Oio e Cacheu.

Algumas conquistas:

  • Novos aprendizados, como o consórcio de culturas, rotação de culturas, diversificação agrícola, bem como a proteção e melhoria do solo.

  • Aumento da produção de hortícolas e maior compreensão sobre a importância do seu consumo.

  • Sessenta cozinheiras aprenderam a preparar refeições nutritivas para as suas famílias e escolas.

  • Os agricultores aprenderam a armazenar e transformar hortícolas e frutas, prolongando a sua durabilidade.

  • Criação de um centro de processamento e uma cooperativa em Oio e Cacheu.

  • Grupos de mulheres receberam formação em produção e transformação, alcançando melhores resultados económicos com os seus produtos.

  • 40 campos-modelo dos Clubes de Agricultores, equipados com poços, apoiaram o cultivo de produtos como tomate, alface, beringela, cebola, pimento, couve, repolho, beterraba, pepino, quiabo, cenoura e feijão.

  • 60 jovens selecionados das comunidades participantes continuaram a sua formação e contribuíram para o funcionamento profissional dos Clubes de Agricultores.

  • Feiras agrícolas realizadas em Cacheu, Bissorã e Bissau promoveram e comercializaram produtos orgânicos frescos e transformados.

Novos aprendizados:
Três agricultores de cada um dos 40 clubes das regiões de Oio e Cacheu reuniram-se para partilhar os seus conhecimentos, resultando em novos entendimentos e aprendizagens, que continuarão a ser trocados através de uma plataforma no WhatsApp.

Em 2024, os agricultores produziram 51.211 kg de hortícolas.

Com o apoio da União Europeia – Guiné-Bissau.