A Guiné-Bissau, apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, é um viveiro de resiliência e criatividade, onde o espírito empreendedor é uma necessidade.
As metodologias e serviços da ADPP-GB apoiam grupos e indivíduos na aquisição de conhecimentos e competências para fazer negócios de sucesso.
A formação em empreendedorismo é uma pedra angular da ADPP-GB, presente em diversas iniciativas educacionais da ADPP Escola Vocacional Bissorã, da Escola de Formação de Professores DNS-Bachil e no programa Clubes de Agricultores, apoiando assim grupos e indivíduos na aquisição de compreensão e competências empreendedoras.
O Centro de Ideias WACOMP apoiou o gabinete de empreendedorismo na Escola Vocacional, onde os jovens recebem instruções de como efetuar candidaturas a empregos.
Em 2024, 324 pessoas e organizações participaram de formações em empreendedorismo: 67 estudantes receberam formação intensiva durante seis meses; 94 jovens participaram em programas de formação de 15 dias; 87 cooperativas e associações nas regiões de Oio e Biombo foram treinadas em cursos de 15 dias e 76 estudantes graduados da ADPP Escola Vocacional Bissorã receberam formação em empreendedorismo. Os Clubes de Agricultores atendem a dois objetivos principais: assegurar a segurança alimentar familiar e melhorar a economia local através da formação em empreendedorismo e processamento, capacitando as mulheres a serem economicamente sustentáveis.
Em 2024, 133 agricultores das regiões de Gabu, Bafatá e Quinara foram capacitados em um curso de 15 dias. A equipa de empreendedorismo acompanhou e apoiou os novos negócios estabelecidos: cinco cooperativas na produção de frangos, uma de alfaiate e duas de cabeleireiras.
Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia, CEDEAO/GIZ/Swiss Aid, parceiros da Humana People to People e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau.
324 Treinados.