INFORMAÇÃO GERAL
Projeto: Bu Terra Ibu Lugar Seguro – Prevenção e Integração de Migrantes Retornados Guineenses
Local: Cidade de Bissau com deslocações regulares a Bafatá e Gabú
Duração: 12 meses
Contrato: Local/nacional
ORGANIZAÇÃO PROMOTORA
A ADPP GB – Ajuda ao Desenvolvimento de Povo para Povo Guiné-Bissau – é uma Organização Não Governamental guineense constituída em 1981 e registada legalmente em 1992, que tem como missão a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades através da mobilização de recursos, parcerias e pessoas para sua participação ativa na implementação de projetos em áreas chave de desenvolvimento.
No âmbito da sua missão, a ADPP Guiné-Bissau tem implementado junto de diferentes grupos alvo, vários Programas de Desenvolvimento nomeadamente: Formação Inicial de Professores de Ensino Primário, Formação Vocacional de jovens quadros profissionais; acompanhamento de jovens na definição do seu projeto de vida profissional e inserção na vida ativa; agricultura e segurança alimentar, prevenção e tratamento de doenças e epidemias e prevenção da mortalidade infantil.
No âmbito deste trabalho, a ADPP GB encontra-se à procura de um coordenador de projeto que seja responsável pela coordenação e gestão da Ação apresentada de seguida.
O PROJETO
O Projeto “Bu Terra Ibu Lugar Seguro – Prevenção e Integração de Migrantes Retornados Guineenses” é um projeto integrado no Programa FMM Africa Ocidental, financiado conjuntamente pela Comissão da CEDEAO e pela União Europeia, e implementado por um Consórcio de Parceiros, nomeadamente a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas de Migração (ICMPD) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O projeto é da responsabilidade executora da ADPP Guiné-Bissau e dos seus parceiros de implementação, a Direção Geral das Comunidades e a Associação de Migrantes Amigos da Guiné-Bissau, e propõe um conjunto de atividades que visarão apoiar o processo de reintegração social e económica de jovens migrantes retornados Bissau Guineenses. O projeto propõe, ainda, o reforço da capacitação e disseminação de informação sobre os riscos da migração irregular e sobre a livre circulação de pessoas junto da população da Guiné-Bissau e das autoridades que tutelam a área das migrações em Bissau, Bafatá e Gabú.
As principais linhas estratégicas do projeto são:
RESPONSABILIDADES DA FUNÇÃO
As principais funções do/a coordenador/a são:
PERFIL DO/A CANDIDATO/A
PROCESSO DE SELECÇÃO
Os/as candidatos/as interesados/as deverão enviar o seu CV atualizado e carta de motivação até dia 24 de Dezembro por correio eletrónico para os endereços: