MINHA SAÚDE, MEUS DIREITOS!
2025-05-23
“Minha Saúde, Meus Direitos!” é um projeto que promove a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, priorizando especialmente a educação sexual abrangente que inclua o diálogo comunitário. Este projeto reconhece a importância de abordar questões prejudiciais relacionadas ao gênero, sexualidade e práticas tradicionais para melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades.
Em muitas comunidades, as normas rígidas de gênero e as práticas tradicionais prejudiciais, como o casamento precoce e forçado, e a mutilação genital feminina, continuam a representar desafios significativos na Guiné-Bissau.
A falta de acesso à informação e aos serviços contracetivos contribui para a elevada taxa de gravidez indesejada e não planeada, de casamento precoce e forçado, e de doenças sexualmente transmissíveis.
Desde 9 de dezembro de 2024, têm ocorrido sessões de diálogo intergeracional em Cacheu, Oio, Bafatá, Gabu e Tombali, regiões onde o projeto está a ser implementado. Nessas sessões, participaram 160 jovens, adolescentes e adultos, incluindo 80 homens e 80 mulheres.